quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O preconceito com publicações eletrônicas não existe, o que existe é a falta de interesse na leitura

Enquanto jovens brasileiros de 14 a 35 anos passam até 8h seguidas em redes sociais, seja em computadores, tablets ou smartphones. Americanos, europeus e japoneses, passam até 4h lendo livros digitais.

A popularidades dos ebooks aumentou com o surgimento de dispositivos eletrônicos com suporte ao formato tradicional PDF, ao EPUB, TXT e outros.

O livro físico jamais deixará seu lugar ao sol. Entretanto, em um único aparelho você poderá armazenar infinitos livros digitais, por preços bastante acessíveis ou disponibilizados gratuitamente na rede mundial de computadores.

A diferença de um ebook para um livro físico só fica no preço. Sendo que, o livro digital chega a ser 70% mais barato que o livro de papel.

Geralmente, o ebook possui muitos bônus que não estão presentes na edição original, sem falar na portabilidade.

A crítica existente as publicações eletrônicas são feitas por pessoas que, muitas vezes, não tem o hábito de ler, sequer livros tradicionais, quanto mais digitais.

Para muitos, a única função de seu dispositivo é jogar e bater papo virtual. A função de ebook é deixada um pouco de lado.

Todavia, essa realidade vem sendo ultrapassada e, em muitos países, ebooks vendem mais que livros físicos ou chegam a alcançar uma marca considerável, haja vista o preço é muito mais em conta e a originalidade, que são mantidas intactas.

Se você lê páginas de jornais e revistas eletrônicas, porque não ler um livro?

Além disso, os ebooks são ecologicamente corretos, não necessitam de celulose e sua produção, comercialização e distribuição é totalmente virtual, sem gastos com fretes, encomendas ou tarifas.

O livro é enviado imediatamente após confirmação do pagamento.

Requisitos para adquirir um ebook:

a) Cadastrar-se na loja virtual que o disponibiliza, como qualquer compra virtual;
b) Efetuar a compra;
c) Baixar o livro digital para o seu aparelho.

Ou baixá-lo gratuitamente em sites que disponibilizam obra de domínio público.

É necessário que estejam instalados programas e-readers, ou seja, programas de leitura eletrônica. A maioria dos dispositivos do mercado já vem de fábrica com suporte para vários formatos, tais como PDF, TXT, Mobi, EPUB, etc.

Todavia, é recomendado que o usuário baixe aplicativos, que são gratuitos, para uma melhor leitura.

Aplicativos recomendados: Aldiko Book Reader (Sistema Android), Bluefire (Sitema IOS), Adobe Digital Editions (Sitema Windows), dentre outros.

OBS: todos esses aplicativos são gratuitos e transformam seu aparelho android, IOS ou PC em uma verdadeira biblioteca digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário